Chega a Nova Era de Segurança Alimentar mais Inteligente: Como as Ferramentas e Tecnologias de Inspecção se Alinham com a Abordagem

Janeiro 15, 2020

Enquanto a U.S. Food and Drug Administration se prepara para emitir um plano estratégico para a Nova Era de Smarter
Segurança Alimentar no início de 2020, os fabricantes de alimentos e bebidas – incluindo empresas leiteiras – podem alinhar-se com esta nova abordagem, concentrando-se na implantação de ferramentas e tecnologias de ponta e no reforço da sua cultura organizacional de segurança alimentar.

A Nova Era de Segurança Alimentar mais Inteligente da FDA, introduzida no ano passado com um período de comentários prolongado até ao final de 2019, visa fomentar a liderança e inovações na manutenção da segurança dos produtos alimentares com processos modernos, incluindo tecnologias que impedem que os contaminantes físicos contaminem os alimentos ou causem lesões aos consumidores. As tecnologias avançadas de raios X fazem parte desta abordagem mais inteligente da segurança alimentar, com máquinas concebidas para ambientes específicos e muitas vezes duros.

Por exemplo, uma tecnologia inteligente de raios-x para a indústria leiteira é o novo sistema Eagle Pack 400 HC 3-A Dairy. A máquina cumpre as rigorosas normas sanitárias 3-A, incluindo a protecção de entrada IP69, e é construída com características de concepção sanitária baseadas em princípios de autoridades como a NAMI, NSF, ANSI e outras. O design do sistema, que impede a armadilhagem ou o alojamento de qualquer material, é ideal para blocos de queijo não embalados e é emparelhado com um poderoso software que fornece facilmente informação armazenada, visualizada e transferida. “Como parte da nova iniciativa da FDA, os fabricantes são encorajados a ter uma rastreabilidade tecnicamente habilitada e ferramentas mais inteligentes para prevenir riscos e vulnerabilidades de segurança alimentar. Isto pode ser conseguido através da utilização de sistemas de raios X multifuncionais, incluindo os adaptados a indústrias específicas como a máquina de lacticínios Eagle Pack 400 HC 3-A”, diz Christy Draus, Directora de Marketing da Eagle Product Inspection.

O sistema de raios X Eagle Pack 400 HC 3-A Dairy, tal como com outras soluções de raios X da Eagle, também se enquadra no objectivo da FDA de promover a cultura de segurança alimentar dentro de uma instalação de fabrico. “De uma forma descendente, dispor de tais ferramentas demonstra um compromisso com a segurança, desde os líderes da empresa que investem em sistemas visíveis na linha de produção até empregados treinados para operar e monitorizar o sistema, até clientes de retalho ou de serviços alimentares que pedem garantias de medidas preventivas”, comenta Draus.

Eagle Product Inspection estará em exposição na CheeseExpo, stand 1705, em Milwaukee, de 14 a 16 de Abril.