Inspecção por raios X na indústria alimentar ajuda a cumprir e a cumprir os regulamentos

Abril 11, 2018

Tal como a descoberta de material estrangeiro em produtos é fundamental para manter a segurança alimentar, também o é o discernimento das últimas leis e regulamentos alimentares internacionais de governos e organizações dedicadas à protecção do abastecimento alimentar a nível nacional e global. Quatro anos após a assinatura da Lei de Modernização da Segurança Alimentar (FSMA) e quase 20 anos após os primeiros requisitos de avaliação comparativa elaborados pela Iniciativa Global de Segurança Alimentar (GFSI), há evoluções, nuances e novos prazos relevantes para os actuais fabricantes de alimentos.

Por exemplo, a conformidade com os controlos preventivos da FSMA para alimentos humanos é 17 de Setembro de 2018 para empresas muito pequenas, a mesma data que a conformidade para empresas sujeitas à Portaria sobre o Leite Pasteurizado. Outros prazos de 2018 têm impacto nas pequenas explorações agrícolas e empresas para a segurança dos produtos. No início deste ano, a U.S. Food and Drug Administration (FDA) emitiu novos documentos de orientação para ajudar os importadores e produtores de alimentos a cumprir as importantes disposições de segurança alimentar mandatadas pela FSMA.

A nível internacional, o GFSI publicou recentemente documentos actualizados de avaliação comparativa para programas de certificação de segurança alimentar. A nova versão é apenas um exemplo das actualizações regulares de benchmarking que reflectem as melhores práticas mais recentes da indústria e dos governos.

A evolução e os aperfeiçoamentos nos regulamentos reflectem a curva de aprendizagem e a evolução contínua nas abordagens de segurança alimentar. “À medida que os fabricantes se esforçam por cumprir os regulamentos, muitos perceberam que também estão a reforçar a reputação das suas marcas e a tornar as suas operações mais eficientes a vários níveis, em última análise para a saúde, segurança e satisfação dos consumidores”, diz Melissa Wirrig, Chefe de Vendas e Serviços, América do Norte para a Inspecção de Produtos de Águia.

Uma das ferramentas que os fabricantes de alimentos utilizam para se manterem em conformidade com os planos de segurança alimentar e programas de validação e verificação é a inspecção de alimentos por raios X. Sistemas avançados de inspecção alimentar por raios X são instalados em vários pontos críticos de controlo nas instalações de fabrico de alimentos para encontrar e rejeitar contaminantes e simultaneamente capturar e recolher informações e imagens importantes do produto que podem ser recuperadas rápida e facilmente no caso de uma auditoria, questão de segurança alimentar ou recolha. “Nesse sentido, tal como os alimentos são protegidos, os fabricantes de alimentos são capazes de proteger a sua marca e de se distinguir num mercado competitivo”, diz Wirrig.

A Eagle Product Inspection oferece uma gama de sistemas que ajudam as empresas alimentares a alcançar o cumprimento da regulamentação alimentar e, em alguns casos, a avançar proactivamente um passo à frente da regulamentação actual. Entre esses sistemas: o novo Eagle EPX100. Introduzido em Março, o sistema de raios X de alto valor ajuda os fabricantes a aumentar a segurança alimentar e a cumprir os regulamentos numa máquina fácil de operar e de manter, que oferece uma melhor visibilidade e dados estatísticos.