Visão 2020: Quatro Tendências Emergentes de Embalagem e Aplicações de Raios-X

Setembro 4, 2019

Olhando para a aproximação da nova década, as mudanças nas exigências dos consumidores conduzirão a mudanças nas embalagens e, juntamente com essas mudanças, na forma como os fabricantes inspeccionam os bens embalados em termos de qualidade e segurança. De acordo com Simon King, Chefe de Vendas, Serviço e Marketing Global de Inspecção de Produtos de Eagle, novas embalagens e capacidades de inspecção de raios X serão concebidas com base no que os consumidores procuram e esperam.

“Os consumidores já estão a ter impacto nas mudanças nas embalagens, tais como o impulso para materiais e embalagens mais sustentáveis que satisfaçam uma necessidade particular, como as embalagens de uma só serventia para consumo em movimento e as embalagens de vários compartimentos para refeições prontas convenientes. Pode-se esperar mais disso em 2020 e nos anos seguintes”, diz King. “As tecnologias de inspecção acompanham e estão frequentemente à frente de tais forças de mercado para ajudar os fabricantes a alcançar o seu objectivo de fornecer produtos seguros e satisfatórios”.

King partilha as previsões da Eagle sobre as tendências emergentes em matéria de embalagem e inspecção para 2020, juntamente com exemplos de soluções:

Versatilidade: Como os fabricantes de alimentos e bebidas produzem uma gama maior e mais diversificada de ofertas, procurarão sistemas versáteis que permitam diferentes formatos de embalagens e uma mudança fácil. “Haverá também um maior grau de consolidação de linhas, uma vez que os fabricantes trabalham para tirar mais proveito dos seus sistemas. Isso também se liga à versatilidade”, comenta King. Para satisfazer as exigências de tal versatilidade, a Eagle actualiza continuamente as suas tecnologias de inspecção, com novos sistemas como o EPX100, utilizado para inspeccionar uma vasta gama de contaminantes difíceis de encontrar numa variedade de formatos de embalagem, utilizando configurações de potência ajustáveis.

Velocidade: “As empresas de alimentos e bebidas também se esforçarão por aumentar as taxas de produção”, projectos King. Para acompanhar a procura dos clientes de retalho e foodservice, os fabricantes investirão em equipamento que maximize a eficiência das linhas e o tempo de funcionamento. Para sistemas de inspecção, isso significa equipamento de raios-x que pode acompanhar a produtividade direccionada sem sacrificar a precisão, e que oferece uma melhor eficácia global do equipamento para funcionar o mais tempo possível de forma óptima. As soluções da Eagle incluem o Pack 320 PRO, capaz de obter imagens de alta velocidade até 120 metros por minuto.

Automatização: À medida que os fabricantes operam mais rapidamente e de forma mais ágil, estão também a operar de forma mais simples, numa economia com baixo desemprego e elevadas taxas de rotatividade. Uma maior automatização e a utilização da robótica tornar-se-ão mais comuns em tais ambientes, segundo King, mas tais características precisam de ser integradas com sistemas de inspecção em linha para assegurar que os contaminantes são encontrados e removidos e que os controlos de qualidade, como contagem de componentes, medição de massa, integridade do produto e muito mais, são regular e correctamente conduzidos. Para além do equipamento de inspecção avançado que pode ser integrado com outros sistemas automatizados, Eagle oferece software avançado para recolha e armazenamento automático de dados, como o seu SimulTask™ PRO software de análise de imagem de raios X e TraceServer™ software que retém a imagem do produto e informação associada e a armazena numa base de dados centralizada.

Embalagem responsável: Mais de dois terços ou 68% dos consumidores dizem que é importante para eles escolher alimentos ou bebidas “embalados de forma responsável”, de acordo com um recente relatório da Evergreen Packaging sobre tendências de embalagem. A embalagem responsável engloba vários elementos de embalagem, incluindo materiais e formatos mais sustentáveis, bem como produtos embalados de forma a garantir qualidade, integridade e segurança para o utilizador final.

Consequentemente, muitas empresas anunciaram alterações de embalagem como parte do seu esforço global no sentido da responsabilidade, e estão a trabalhar com ou em busca de novos materiais e formas, incluindo embalagens feitas de materiais renováveis ou materiais recicláveis. Os actuais sistemas de raios X são versáteis o suficiente para inspeccionar uma variedade de tipos de embalagens, incluindo embalagens flexíveis e rígidas e os muitos formatos que se enquadram nessas categorias. A inspecção avançada abrange outra faceta da produção e embalagem responsável de alimentos e bebidas: a segurança e qualidade dos alimentos que podem ser rastreadas e verificadas. Os sistemas de raios X impulsionados por software poderoso permitem aos fabricantes fornecer mais informações sobre os produtos e rastrear os pacotes até ao ponto de inspecção, com importantes informações e imagens de produção. “Ainda não é obrigatório ter rastreabilidade a nível do artigo para produtos alimentares e bebidas, mas com o aumento da complexidade e das exigências na cadeia de abastecimento, os fabricantes estão à procura de soluções para satisfazer estas necessidades”, diz King.