Águia concebida para uma varredura limpa com o novo Pack 400 HC

maio 1, 2012

Novo sistema de raios-x concebido para ambientes de fabrico de alimentos mais duros para aumentar o tempo de funcionamento e higiene

Tampa, Florida,1 de Maio, 2012 – Eagle Product Inspection lançou o Eagle Pack 400 HC, um sistema de inspecção de raios X de eficiência energética concebido para uma limpeza fácil e eficiente nos ambientes difíceis de lavagem das indústrias de carne embalada, aves de capoeira e lacticínios, onde a higienização diária do equipamento é obrigatória. O novo sistema facilita o cumprimento das normas de segurança alimentar relativas à higiene vegetal, incluindo as directrizes do American Meat Institute (AMI) para processadores e fabricantes de carne.

A construção robusta do Eagle Pack 400 HC apresenta chapas de aço inoxidável mais espessas cortadas e soldadas juntas, em vez de aparafusadas, tornando a sua concepção mais higiénica ao eliminar pontos de recolha de detritos alimentares. É também capaz de resistir ao impacto do uso repetido de produtos de limpeza químicos agressivos e água pressurizada. O sistema oferece persianas articuladas interligadas que podem ser facilmente levantadas para permitir o acesso ao transportador, eliminando a necessidade de desmontar as tradicionais persianas pesadas para limpar o interior da máquina. Esta característica reduz o tempo e mão-de-obra necessários para a sanitização e montagem diária, aumentando o tempo de funcionamento. As persianas articuladas também diminuem a possibilidade de danificar ou perder peças de equipamento durante os turnos de limpeza, aumentando a segurança global e a produtividade.

Para reduzir as emissões de carbono e o consumo de energia, o Eagle Pack 400 HC foi concebido com um permutador de calor refrigerado a água energeticamente eficiente que elimina a necessidade de uma unidade de ar condicionado separada para arrefecer o sistema. Isto também resulta numa pegada mínima para poupar espaço na linha de produção. O seu rolo de accionamento da extremidade serrilhada, responsável pelo movimento do transportador, incorpora rovas em V para aumentar a tracção da correia transportadora de modo a manter a sua posição mesmo que esteja molhada ou gordurosa devido a produtos de limpeza ou abertos. Com menos deslizamentos e danos na correia, os fabricantes beneficiarão de menos tempo de paragem.

“Todos os sistemas Eagle ajudam os fabricantes de alimentos a cumprir os princípios de higiene da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP), mas reconhecemos a necessidade no mercado de um sistema de inspecção de produtos que pudesse suportar os duros requisitos de limpeza das linhas de fabrico para a produção de carne, aves de capoeira e lacticínios”, disse Terry Woolford, Director Geral, Inspecção de Produtos Eagle. “Ao conceber sistemas robustos e fáceis de limpar, podemos reduzir o tempo necessário para a higienização das linhas de produção dos nossos clientes”.

O Eagle Pack 400 HC será exibido na AMI International, a convenção sobre carne, aves e marisco em Dallas, Texas (EUA), 1-3 de Maio de 2012, no stand 2610 . O sistema é uma nova adição à linha Eagle de equipamento avançado e preciso de inspecção por raios X que oferece uma série de capacidades incluindo a capacidade de avaliar o nível de enchimento compartimentado e verificar a massa. Outros sistemas da gama Eagle apresentam a tecnologia de raios X de Discriminação de Materiais (MDX), que permite a detecção de materiais anteriormente não vistos por raios X tradicionais ou outros métodos de inspecção de produtos, bem como a capacidade de analisar o teor de gordura e calcular o valor da magreza química (CL) dos produtos à base de carne.