Lições de Grandes Recalls de Alimentos: Sistemas Avançados de Inspecção Reduzem Riscos Comuns

Janeiro 18, 2019

A recolha maciça a nível nacional de alface romana nos EUA em Novembro, seguida em meados de Dezembro por uma recolha altamente publicitada de cerca de 30.000 libras de ligações de salsichas congeladas prontas a comer, mais uma vez impeliu a segurança alimentar para os holofotes e para o discurso público. Enquanto a recolha de alface foi ligada ao agente patogénico E. coli, a recolha de salsichas foi atribuída a pedaços de metal não detectados no produto, e ambos os incidentes sublinham a necessidade contínua de intervenções de segurança alimentar, incluindo tecnologias avançadas de inspecção.

Ao utilizar os sistemas de inspecção por raios X da Eagle Product Inspection, os fabricantes podem reduzir o risco de lesões e doenças causadas por contaminantes físicos como vidro, fragmentos metálicos, fragmentos ósseos calcificados e outros artigos.

“Os contaminantes podem fazer o seu caminho para os alimentos antes ou durante o processo de fabrico, desde pequenas pedras misturadas com produtos colhidos nos campos, ou um fragmento de arame digerido por um animal a um pedaço de plástico incorporado num alimento após uma quebra acidental na linha. Embora tais coisas sejam possíveis, os sistemas de raios X podem ser facilmente colocados numa linha de produção para inspeccionar e rejeitar esses materiais nos alimentos antes que estes representem um problema”, diz Kyle Thomas, Gestor Estratégico da Unidade de Negócios Eagle.

Implantados em vários pontos do processo de fabrico, desde a inspecção das matérias-primas até às linhas de processamento e embalagem, os sistemas de raios X ajudam os fabricantes de alimentos a reduzir os riscos em todas as suas instalações. A tecnologia de raios-x da Eagle e o software de acompanhamento também fornecem análise de imagem e rastreabilidade de garantia de qualidade.

Exemplos de soluções da Eagle para reduzir os riscos de recall de segurança alimentar incluem o Bulk 415 PRO para aplicações a granel seco e o mais recente sistema, o EPX100. Uma máquina de alta eficiência e baixo consumo energético, a EPX100 detecta uma vasta gama de contaminantes para pequenos e médios fabricantes, embaladores contratados, operadores sazonais e empresas globais que procuram normalizar o seu equipamento.

A Eagle continua a melhorar e actualizar as suas capacidades de software. SimulTask™ PRO, um software de análise de imagem de quinta geração incluído com o EPX100, apresenta uma interface de utilizador intuitiva e a capacidade de realizar a detecção de raios X, bem como verificações de integridade do produto, tais como medição de massa.