Novas tecnologias de detecção Permitem aos processadores de aves de capoeira encontrar fragmentos ósseos tão pequenos como 1 mm

Novembro 10, 2021

Qualquer contaminante incorporado num produto alimentar atrapalha a qualidade e a segurança e causa dores de cabeça aos fabricantes. Na indústria avícola, fragmentos minúsculos de ossos representam desafios e riscos constantes para retiradas e mesmo para lesões do consumidor.

Estes pequenos pedaços de osso calcificado podem ser facilmente negligenciados em produtos de frango destinados ao consumo humano. Para ajudar os processadores a prevenir tais problemas e proteger os seus produtos e marcas, a Eagle Product Inspection desenvolveu uma tecnologia de detecção de última geração, Performance X-ray Technology (PXT™), que capta dados mais detalhados sobre um produto do que anteriormente possível. PXT™ pode identificar fragmentos de osso até 1 mm de tamanho em produtos frescos, congelados e refrigerados de aves de capoeira, bem como em fluxo a granel e porções de aves de capoeira a retalho. Quando pareada com a máquina de raios X RMI 400, a tecnologia demonstrou detectar ossos tão pequenos como 0,6 mm.

A velocidade é também uma marca distintiva da nova tecnologia. Imagens de produtos de alta resolução são processadas instantaneamente através da utilização do mais recente software de análise de imagens Eagle SimulTask™ PRO.

Uma empresa que está a utilizar este novo sistema para encontrar mais fragmentos ósseos, incluindo ossos de baixa calcificação em galinhas jovens, é a Giannone Poultry. O processador implantou recentemente o RMI 400 da Eagle com a máquina PXT™ nas suas instalações de 250.000 pés quadrados, depois de determinar que um novo processo de desossagem estava a resultar na contaminação inadvertida de fragmentos de osso na carne. “A máquina de raios X Eagle resultou numa dramática redução de ossos nos nossos produtos sem osso – basicamente até zero. Ao comprar um sistema de duas vias, conseguimos duplicar a nossa produção, ou gerir produtos diferentes ao mesmo tempo”, relata Bruno Giannone, vice-presidente e director executivo da Giannone Poultry.

Para além de ajudar a resolver problemas na indústria avícola, as tecnologias de detecção Eagle’s PXT™ estão agora disponíveis em várias máquinas de raios X Eagle para aplicações alimentares em geral.