Tecnologias de raios X eficientes fornecem soluções em Era de Maior Sustentabilidade

Abril 5, 2020

O Mês da Terra em Abril pode ser o momento em que a sustentabilidade é mais importante, mas o movimento em direcção a uma maior sustentabilidade está a ter impacto nos fabricantes todos os dias do ano. De acordo com estudos de mercado realizados pela Nielsen, 81% dos consumidores afirmam que as empresas devem ajudar a melhorar o ambiente. Os fabricantes de alimentos e bebidas, movidos pelo impulso colectivo para práticas mais ecológicas e pelo seu próprio interesse em aumentar a eficiência, estão igualmente a mudar as suas práticas, de materiais e formatos de embalagem eco-amigáveis para a utilização de tecnologias de inspecção de poupança de energia.

À medida que os fabricantes fazem alterações nos seus esforços para produzir bens de uma forma mais ecológica, podem utilizar sistemas de raios X para ajudar a garantir a segurança e a qualidade dos seus produtos, ao mesmo tempo que estão atentos à sua pegada de carbono, incluindo a sua utilização de energia. Um exemplo é o novo EPX100 da Eagle Product Inspection, um sistema de raios X com um gerador avançado de baixa potência de 20 watts que elimina o tradicional arrefecimento do ar condicionado. A máquina compacta é uma solução de poupança de energia para pequenos e médios fabricantes, embaladores contratados, operadores sazonais e empresas globais que procuram normalizar o seu equipamento. A EPX100 também permite flexibilidade na aplicação do produto, outra forma de racionalizar a produção.

Para além da eficiência energética, as versáteis máquinas de raios X da Eagle são concebidas para inspeccionar produtos de uma vasta gama de tipos de embalagens. As empresas que procuram alternativas ao plástico, por exemplo, podem utilizar os mesmos sistemas de raios X para encontrar e rejeitar contaminantes e realizar importantes verificações de qualidade em embalagens feitas de materiais compostáveis e biodegradáveis ou em caixas de cartão e caixas tradicionais, recipientes de vidro e recipientes rígidos altos.

Como mais fabricantes estão a orientar-se para embalagens de vidro que são recicláveis ou reutilizáveis, o novo Eagle QuadView-Short pode detectar eficazmente contaminantes de vidro numa variedade de garrafas de vidro. O sistema também efectua simultaneamente verificações de qualidade, tais como o nível de enchimento.

Outra forma de melhorar a sustentabilidade é investir em máquinas que sejam robustas e fiáveis. “Menos tempo de paragem, devido à construção sólida, saneamento rápido e fácil e forte apoio de serviço e formação também maximizam a eficiência e conservam recursos”, diz Christy Draus, Directora de Marketing da Eagle Product Inspection. “Quando os fabricantes procuram formas de reduzir a sua pegada de carbono, não têm de fazer cortes na protecção dos seus produtos e marcas”.